Imagem curso de Curso de Emergências Médicas - Cirurgia

Curso de Emergências Médicas - Cirurgia

Aprenda sobre os principais temas de Emergências Clínicas com nomes referências da medicina do Brasil. A Academia Nacional de Medicina, em conjunto com o Jaleko e dasa.educa, apresenta um curso completamente gratuito com aulas e LIVEs interativas com os professores. Nesse terceiro módulo, abordaremos as emergências da Psiquiatria. Ao completar 75% do curso, você poderá emitir um certificado de participação outorgado pela Academia Nacional de Medicina. Todo domingo às 10h30 da manhã, divulgamos uma nova aula e teremos uma LIVE de perguntas e respostas com os professores. Aproveite!

Ir para o curso

0

Videos

0h 0m

Tempo Total de Curso

Ementa

Coordenador

Foto do professor Rossano Fiorelli

Rossano Fiorelli

Coordenador

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professor Titular do Departamento de Cirurgia Geral e Especializada e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Medicina da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Coordenador da Residência Médica do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle. Subsecretário de Educação e Inovação em Saúde da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro. Membro Titular da cadeira 21 da Academia Nacional de Medicina. Possui interesse nas áreas de Trauma, Cirurgia Torácica Videoassistida, Cirurgia da Tireoide, Telemedicina e Processos Avaliativos.

Professores

Foto do professor Agostinho Ascenção

Agostinho Ascenção

Professor

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (1978), mestrado em Medicina (Cirurgia Torácica) pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1986) e doutorado em Técnicas Operatórias e Cirurgia Experimental pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (1996). Livre docência em clínica cirúrgica pela UNIRIO. Atualmente é professor titular do Departamento de Cirurgia Geral e Especializada da Escola de Medicina e Cirurgia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Professor da Universidade Estácio de Sá. É professor emérito do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, especialista em cirurgia geral (UNIRIO e CBC), cirurgia torácica (UFF) e cirurgia da cabeça e pescoço (UNIRIO), todos reconhecidos pelo Conselho Federal de Medicina. Tem título de especialista em Medicina do Trabalho pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ e em Administração Hospitalar pela Universidade Estácio de Sá. Tem como funções administrativas o cargo de Decano do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UNIRIO. Responsável pelo Programa de Residência Médica em Cirurgia Videolaparoscópica do Hospital Universitário Gaffreé e Guinle e é Professor Orientador no Programa de Mestrado Profissional em Cirurgia. Professor responsável pelos cursos de pós-graduação em cirurgia geral da Escola de Medicina e Cirurgia da UNIRIO e da Fundação Carlos Chagas. Orientador do Curso de Urgência e Emergência no âmbito do SUS da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro/UNIRIO. Dedica-se, com mais afinco a cirurgia endócrina com especial interesse nas afecções cirúrgicas da tireoide e das adrenais nas quais mantem suas linhas de pesquisa. Também, a formação de médicos e cirurgiões, por meio dos Cursos de Medicina, Programas de Residência Médica, Cursos de Pós-Graduação lato sensu e Mestrado Profissional das instituições em que trabalha. Estas constituem a sua mais importante contribuição como professor e pesquisador.

Foto do professor Arno Von Ristow

Arno Von Ristow

Professor

Cirurgião Vascular, com ampla experiência em patologias vasculares agudas e crônicas, com ênfase no tratamento de enfermidades arteriais. Após Residência Médica em Cirurgia Vascular no Rio de Janeiro (Prof. Antonio Luiz de Medina, 1973-74), realizou aperfeiçoamento na especialidade na Alemanha - Universidade de Ulm (Prof. Jörg Vollmar, 1975). Retornando ao Brasil, foi fundador, com Rodolpho Perissé, do Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital Miguel Couto, onde introduziu e desenvolveu vários procedimentos inovadores no diagnóstico e tratamento do trauma vascular. Aperfeiçoou-se no tratamento dos aneurismas da aorta com E. S. Crawford, em Houston, EUA, em 1983. Em 1984, foi convidado a integrar o Corpo Clínico do Hospital da Beneficência Portuguesa, onde desenvolveu intenso labor no tratamento das patologias vasculares. Neste mesmo ano, ingressou no Corpo Docente do Curso de Pós Graduação em Cirurgia Vascular da PUC-Rio, do qual é Professor Coordenador. O amplo conhecimento adquirido no diagnóstico e tratamento de dezenas de milhares de pacientes é transmitido diuturnamente aos pós graduandos sob sua orientação. A fundação do Centervasc-Rio - Centro de Pesquisa, Prevenção, Diagnóstico e Tratamento Vascular na década de 90, foi concomitante com a introdução do método endovascular, do qual foi um dos pioneiros no Brasil. Há mais de dez anos atuando no Centro Médico Sorocaba, no Rio de Janeiro, exerce suas atividades profissionais no Centro Endovascular do Rio de Janeiro e no Centervasc-Rio. Em 12/03/2013 tomou posse como Membro Titular da Academia Nacional de Medicina.

Foto do professor David Szpilman

David Szpilman

Professor

Médico formado em 1982, residência médica em 1982 a 1985, especialista em clínica médica e terapia intensiva com foco em afogamento; Ex-Chefe da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Municipal Miguel Couto(2001 a 2013); Ten Cel Médico da Reserva do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro onde foi chefe do Centro de Recuperação de Afogados por 12 anos; Membro do Conselho Médico da Federação Internacional de Salvamento Aquático (ILS); Sócio Fundador, Ex-Presidente e atual Diretor Médico da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático SOBRASA; Membro da Câmara Técnica de Medicina Desportiva do CREMERJ. Guarda-vidas formado pelo serviço de San Diego, Califórnia; revisor médico da revista Resuscitation . Autor de 3 livros, 59 capítulos de livros e mais de 122 artigos médicos nacionais e internacionais sobre afogamento. Palestrante convidado, a 352 palestras no Brasil, e 22 internacionais (Bélgica, Hungria, Inglaterra(2), Espanha(3), EUA (4), Argentina (3), Irlanda, Venezuela, Uruguai, Itália, Holanda, Portugal(2), e Austrália).

Foto do professor Delta Madureira

Delta Madureira

Professor

Professor de Cirurgia Geral da Faculdade de Medicina da UFRJ Professor Titular da Curso de Pós-graduação de Cirurgia Geral da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC- Rio). Membro Titular da Academia Nacional de Medicina. Presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva - CBCD.

Foto do professor Edivaldo Utiyama

Edivaldo Utiyama

Professor

Professor Titular da Disciplina de Cirurgia Geral e Trauma do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da USP, TCBC

Foto do professor Gustavo Fraga

Gustavo Fraga

Professor

Professor Associado do Departamento de Cirurgia Coordenador da Disciplina de Cirurgia do Trauma Coordenador do Escritório de Relações Internacionais Faculdade de Ciências Médicas (FCM) - Unicamp, Campinas, SP. Brasil. Ex Presidente da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT, 2013/2014) e da Sociedade Panamericana de Trauma (SPT, 2014/2015) Fellow do American College of Surgeons (FACS), da American Association for the Surgery of Trauma (AAST), da Trauma Association of Canada (TAC) e da International Association for Trauma Surgery and Intensive Care (IATSIC) Diretor Financeiro da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde (ABTms) e Especialista em Medicina de Emergência pela ABRAMEDE / AMB

Foto do professor Jair de Castro

Jair de Castro

Professor

Professor Adjunto, Departamento de Otorrino e Oftalmologia da Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2000-2019). Médico, formado pela Escola de Ciências Médicas de Volta Redonda (1982). Doutor em Medicina, área de concentração Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Programa de Pós-Graduação em Medicina da Escola Paulista de Medicina - EPM - Universidade Federal de São Paulo - Unifesp (2000). Mestre em Medicina, área de concentração Otorrinolaringologia (ORL), pelo curso de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina - FM - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1992). Título de Especialista em Otorrinolaringologia pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia - SBORL e Associação Médica Brasileira - AMB (1984). Título de Especialista em Otologia pela Sociedade Brasileira de Otologia - SBO (1985). Fez residência médica na Clínica Professor José Kós, no Rio de Janeiro (1985). Aprovado em concurso público de provas e títulos da Faculdade de Medicina (1989), para Professor Auxiliar, depois Professor Assistente, onde permaneceu até 2019, como Professor Adjunto do Departamento de Otorrino e Oftalmologia da Faculdade de Medicina - HUCFF / UFRJ. Participa ativamente, como coordenador do curso de graduação, de atividades de iniciação cientifica, da Pós Graduação e em conjunto com a disciplina de Fonoaudiologia. Desde 2005 chefe da Enfermaria de ORL da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, prestando assistência aos mais necessitados e ligado ao ensino médico, procurando manter a tradição de acolhimento, ensino, formação de especialistas e pesquisa. Membro Titular da Associação Brasileira de Otorrrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Academia Brasileira de Otologia, Sociedade Brasileira de Otologia, Academia Brasileira de Laringe e Voz, Academia Brasileira de Rinologia, Academia Brasileira de ORL Pediátrica, membro fundador da IAPO (Internamericana Association of Pediatrics Otorhinolaryngology), Fellow da AAO

Foto do professor José Galvão-Alves

José Galvão-Alves

Professor

Possui graduação em Clínica Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1976), especialização em Gastroenterologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(1980), mestrado em Gastroenterologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(1982), doutorado em Medicina (Gastroenterologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais(2004) e residencia-medicapela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1978). Atualmente é Chefe da 18ª enfermaria da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, Diretor de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, Coordenador Geral da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, Chefe do Ambulatório da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, professor titular do Fundação Técnico Educacional Souza Marques, professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões., Membro da Câmara técnica de clínica Médica da CREMERJ, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Hepatologia, Membro Correspondente da Academia Cearense de Medicina, Membro Titular da Cadeira Nº51 da Academia Nacional de Medicina, Membro titular da Academia Latino-Americana de Nutrologia, Membro do Conselho Superior da Sociedade de Medicina e Cirurgia, Membro de corpo editorial da Jornal Brasileiro de Medicina, Membro de corpo editorial da Jornal Brasileiro de Gastroenterologia, Membro de corpo editorial da GED. Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva, Membro Titular da Academia Brasileira de Medicina de Reabilitação, Presidente da Sociedade Brasileira do Pâncreas, 1º Vice-Presidente da Academia Nacional de Medicina, Docente do Curso de Medicina da Universidade Estácio de Sá, Responsável pela disciplina de Propedêutica da Universidade Estácio de Sá, Responsável pela disciplina de Gastro da Universidade Estácio de Sá e Membro de corpo editorial da Anais da Academia Nacional de Medicina. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica.

Foto do professor José Luiz Gomes do Amaral

José Luiz Gomes do Amaral

Professor

Professor Titular da Disciplina de Anestesiologia, Dor e Terapia Intensiva do Departamento de Cirurgia da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP), desde 1991. Graduado em Medicina pela EPM-UNIFESP, em 1976. Especialista em Anestesiologia e Medicina Intensiva. Presidente da Associação Paulista de Medicina (1999-2002 e 2002-2005). Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, Presidente da Associação Médica Brasileira (2005-2008 e 2008-2011), Presidente da Associação Médica Mundial/World Medical Association (2011-2012).

Foto do professor Max Domingues Pereira

Max Domingues Pereira

Professor

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (1985), mestrado em Cirurgia Plástica Reparadora pela Escola Paulista de Medicina (1994) e doutorado em Técnica Operatória e Cirurgia Experimental pela Universidade Federal de São Paulo (1999). Atualmente é médico concursado na Disciplina de Cirurgia Plástica da Universidade Federal de São Paulo, sócio titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e Craniomaxilofacial . Foi medico do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer .É membro Ativo da Sociedade Internacional de cirurgia Craniofacial, professor orientador do Programa de pós graduação em Cirurgia Translacional da Universidade Federal de São Paulo.É orientador do Curso de Aperfeiçoamento da Disciplina de Cirurgia Plástica , orientador dos Residentes de Cirurgia Plástica e ministra aulas para os alunos da graduação em medicina da Unifesp. É coordenador do Setor de Cirurgia Craniomaxilofacial da Disciplina de Cirurgia Plástica da Unifesp e do Pronto Socorro do Hospital São Paulo no atendimento ao trauma de face. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Plástica e Restauradora, atuando principalmente nos seguintes temas: Cirurgia Craniomaxilofacial (trauma de face, cirurgia ortognática), Cirurgia reparadora pós ressecção de tumor de face e cabeça e pescoço, Cirurgia Orbital (doença de Graves e tumores orbitais) e Tratamento das anomalias craniofacias (craniossinostoses, fissura faciais, microssomias)

Foto do professor Nelson Piccolo

Nelson Piccolo

Professor

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás(1981), especialização em Fellowship em Queimaduras pela New York Medical College (1982), especialização em Fellowship em Cirurgia Microvascular pela New York University (1987), residência-medica pela New York Medical College (1985) e residência-medica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(1989). Atualmente é Chefe-Divisão Cirurgia Geral do Pronto Socorro para Queimaduras, Preceptor do Pronto Socorro para Queimaduras, Diretor Geral do INSTITUTO NELSON PICOLO, Chefe Divisão Cir. Plástica do Pronto Socorro para Queimaduras - Chefe de Divisão de Cirurgia Plástica, Membro Comissão Científica da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Secretário Regional Goiás da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Membro Revisor da Revista Brasileira de Queimaduras, Membro Grupo Trab. Queimaduras do Associação Europeia de Queimaduras, Membro Revisor Corpo Editorial da American Burn Association, Diretor Científico da Sociedade International de Queimaduras e Secretário Regional Goiás da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia.

Foto do professor Octávio Vaz

Octávio Vaz

Professor

Graduou-se em Medicina em 1972 pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro. Mestrado pela University of Illinois em Chicago (1987). Especialista em Cirurgia Geral, Cirurgia Oncológica e Cirurgia Vídeoendoscópica. Foi Chefe do Serviço de Cirurgia Geral, Diretor da Divisão Médica e Diretor Geral do Hospital Federal de Ipanema. Fellow do American College of Surgeons; Emérito do Colégio Brasileiro de Cirurgiões; Membro da Surgical Society of Oncology; Membro da Warren H. Cole Society (Chicago- 1987) e da Sociedade de Vídeolaparoscopia do Rio de Janeiro.

Foto do professor Oswaldo Moura Brasil

Oswaldo Moura Brasil

Professor

Possui graduação em Medicina pela Universidade Gama Filho (1971) e Mestrado em Oftalmologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Foi Professor Adjunto de Oftalmologia da Faculdade de Medicina da Universidade Gama Filho. Atualmente é Professor e Coordenador do módulo de Retina e Vítreo do curso de pós-graduação da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e Universidade Estácio de Sá. Diretor Médico do Instituto Brasileiro de Oftalmologia (IBOL), onde é chefe do Setor de Retina e Vítreo e Diretor do Centro de Estudos. É fundador e Vice-Presidente da organização sem fins econômicos Projeto Catarata Infantil, destinada a tratar crianças carentes portadoras de catarata congênita sem qualquer ônus. Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, Cadeira 31.

Foto do professor Roberto Cisne

Roberto Cisne

Professor

Neurocirurgião pelo Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer - IECPN. Pós-graduado em Terapia Neurointensiva pela Pontifícia Universidade Católica - PUC / RJ. Membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia - SBN. Congress of Neurological Surgeons international membership - CNS

Foto do professor Rossano Fiorelli

Rossano Fiorelli

Professor

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professor Titular do Departamento de Cirurgia Geral e Especializada e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Medicina da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Coordenador da Residência Médica do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle. Subsecretário de Educação e Inovação em Saúde da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro. Membro Titular da cadeira 21 da Academia Nacional de Medicina. Possui interesse nas áreas de Trauma, Cirurgia Torácica Videoassistida, Cirurgia da Tireoide, Telemedicina e Processos Avaliativos.

Foto do professor Rui Haddad

Rui Haddad

Professor

Membro Titular da Seção de Cirurgia da Academia Nacional de Medicina, Professor Titular da Escola Médica de Pós-Graduação da PUC-Rio, Cirurgião Torácico do Hospital Copa Star.

Foto do professor Samir Rasslan

Samir Rasslan

Professor

Professor Titular Senior do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Membro Titular da Academia Nacional de Medicina. Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

Foto do professor Sérgio Damous

Sérgio Damous

Professor

Graduado em Medicina pela Universidade do Estado do Pará (2001), realizou Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Ofir Loiola, Belém-PA (2002-2004), Residência em Cirurgia Geral e Trauma no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo (HC/FMUSP) (2004), Curso de Prática Profissionalizante em Cirurgia Geral de longa duração (2005), atuou como Médico Preceptor da Cirurgia Geral Eletiva no HCFMUSP (2006-2007). Doutor em Ciências Médicas pela FMUSP (2016-2020). Pós-Doutorando pelo Departamento de Cirurgia/FMUSP (iniciado em abril/2020). Foi Médico Assistente do Serviço de Cirurgia Geral Eletiva e de Emergência da Divisão de Clínica Cirúrgica III do HC/FMUSP (2009- 2016) e atualmente é Médico Supervisor no mesmo serviço (desde ago/2016). Coordenador do Treinamento de Vídeo-Laparoscopia do Programa Avançado de Residência Médica de Cirurgia Geral do HC/FMUSP (desde 2008) e Coordenador do Curso de Propedêutica Cirúrgica (MCG 0115) do 3o ano da FMUSP (desde jan/2020). Selecionado como Professor Colaborador III, categoria MS 3.1 com jornada de trabalho de 8 (oito) horas semanais pelo programa de Atração e Retenção de Talentos PART 2021/2022. Início: 01 de julho de 2021. Atua nas áreas de Cirurgia Geral, do Aparelho Digestivo, do Trauma e Laparoscopia Avançada.

Foto do professor Vincenzo Giordano

Vincenzo Giordano

Professor

Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991), Mestrado em Medicina (Ortopedia e Traumatologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e Doutorado em Medicina (Radiologia) pela Universidade federal do Rio de Janeiro (2018). É membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (TCBC), titular da Academia Brasileira de Medicina Militar (ABMM) e fellow da Universidade do Alabama em Birmingham (UAB), com subespecialização em trauma ortopédico. É médico do Serviço de Ortopedia e Traumatologia Prof. Nova Monteiro do Hospital Municipal Miguel Couto desde 1994.