Curso de Emergências Médicas - Clínica Médica

Aprenda sobre os principais temas de Emergências Clínicas com nomes referências da medicina do Brasil. A Academia Nacional de Medicina, em conjunto com o Jaleko e DASA Educa, apresenta um curso completamente gratuito com aulas e LIVEs interativas com os professores. Nesse primeiro módulo, abordaremos as emergências da Clínica Médica. Ao completar 75% do curso, você poderá emitir um certificado outorgado pela Academia Nacional de Medicina. Todo domingo às 10h30 da manhã, divulgamos uma nova aula e teremos uma LIVE de perguntas e respostas com os professores. Aproveite!

Ir para o curso

0

Videos

0h 0m

Tempo Total de Curso

Ementa

Coordenador

Foto do professor José Galvão-Alves

José Galvão-Alves

Coordenador

Possui graduação em Clínica Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1976), especialização em Gastroenterologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(1980), mestrado em Gastroenterologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(1982), doutorado em Medicina (Gastroenterologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais(2004) e residencia-medicapela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1978). Atualmente é Chefe da 18ª enfermaria da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, Diretor de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, Coordenador Geral da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, Chefe do Ambulatório da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, professor titular do Fundação Técnico Educacional Souza Marques, professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões., Membro da Câmara técnica de clínica Médica da CREMERJ, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Hepatologia, Membro Correspondente da Academia Cearense de Medicina, Membro Titular da Cadeira Nº51 da Academia Nacional de Medicina, Membro titular da Academia Latino-Americana de Nutrologia, Membro do Conselho Superior da Sociedade de Medicina e Cirurgia, Membro de corpo editorial da Jornal Brasileiro de Medicina, Membro de corpo editorial da Jornal Brasileiro de Gastroenterologia, Membro de corpo editorial da GED. Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva, Membro Titular da Academia Brasileira de Medicina de Reabilitação, Presidente da Sociedade Brasileira do Pâncreas, 1º Vice-Presidente da Academia Nacional de Medicina, Docente do Curso de Medicina da Universidade Estácio de Sá, Responsável pela disciplina de Propedêutica da Universidade Estácio de Sá, Responsável pela disciplina de Gastro da Universidade Estácio de Sá e Membro de corpo editorial da Anais da Academia Nacional de Medicina. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica.

Professores

Foto do professor Ana Amaral

Ana Amaral

Professor

Possui graduação em Medicina pela Faculdade Souza Marques(2006) e mestrado-profissionalizante em Ciências Cardiovasculares pelo Instituto Nacional de Cardiologia(2017). Tem experiência na área de Medicina.

Foto do professor Anna Gabriela Fuks

Anna Gabriela Fuks

Professor

Graduada em Medicina pela Faculdade Souza Marques, possui residência em Endocrinologia pela UERJ e é mestre em Endocrinologia pela UFRJ. Atualmente, ela é Presidente da Regional RJ da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD-RJ) e Chefe do Serviço de Endocrinologia do Hospital Copa D’or.

Foto do professor Carlos Alberto de Barros Franco

Carlos Alberto de Barros Franco

Professor

Graduou-se pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), à época chamada de Universidade do Brasil, em 1971. Durante a Graduação, foi aprovado em concurso para Bolsista Auxiliar Acadêmico da Secretaria de Saúde, exercendo suas funções no Hospital Municipal Souza Aguiar. Após a Graduação, fez Residência em Pneumologia na 1ª Clínica Médica da UFRJ e no serviço de Pneumologia do Hospital Estadual IASERJ. Possui Mestrado em Tisiologia e Pneumologia pela UFRJ (1980), tendo sido Médico Visitante de vários hospitais no exterior, entre eles: Mount Sinai Hospital (Nova York, EUA), Toronto General Hospital (Toronto, Canadá), Los Angeles County (Los Angeles, EUA), MD Anderson Hospital (Houston, EUA), e Centro de Laser do Hospital Espanhol (Buenos Aires, Argentina). Professor da Faculdade de Medicina da UFRJ (1975-2006) e Professor Titular de Pneumologia da Escola Médica de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) (2002). Desde 1972, vem mantém intensa atividade, o que lhe granjeou as funções de Bolsista do Conselho Nacional de Pesquisa (1974). Chefe de Leito em Enfermaria de Clínica Médica, na 1ª Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Médico do Serviço de Tisiologia e Pneumologia do Instituto de Assistência aos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (1972-1978). Médico do Serviço de Pneumologia do Hospital Universitário da UFRJ (1978). Fundou, no ano de 1981, a Clínica Barros Franco, da qual é Diretor Médico. Chefe do Serviço de Pneumologia, Endoscopia Respiratória e Distúrbios do Sono da Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro. Em 1987, foi nomeado membro da Associação Internacional para o Estudo do Câncer de Pulmão (ASSLC) e, em 1988, tornou-se membro da American Thoracic Society (ATS). Em 1993, foi eleito Membro da International Academy of Chest Physicians and Surgeons, do American College of Chest Physicians. Sócio Efetivo da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT); Sócio Fundador da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro (SOPTERJ) (1991) e da Sociedade Sul-Americana de Broncologia (1995). Presidente da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro de 1991 a 1993. Em 1998, recebeu o Certificado de Mérito por relevantes serviços prestados ao Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, e, em 1999, a Medalha Tiradentes, oferecida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Recebeu o Prêmio Análise Medicina. Em 2015, recebeu o Título de Cidadão Benemérito e a Medalha Pedro Ernesto da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Foto do professor Carlos Eduardo Brandão Mello

Carlos Eduardo Brandão Mello

Professor

Formado pela Escola de Medicina e Cirurgia (EMC) da UNIRIO em 1979. Mestrado em Gastroenterologia na UFRJ (1988), Doutorado na Universidade Federal de São Paulo (1997) e Livre Docência em Clínica Médica na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) em 2004. Realizou Fellowship na Universitá Degli Studi di Milano (Itália) em 1986, na Unidade de Doenças do Fígado. Cursou pós-doutorado e aperfeiçoamento nas universidades de Harvard (2006-2007), Paris (2008 e 2011), Mount Sinai School of Medicine New York (2012) e no Barts and the London School of Medicine em 2013. Professor Titular e responsável pelas disciplinas de Clínica Médica e de Gastroenterologia na Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro e Chefe do Ambulatório de Gastroenterologia e Doenças do Fígado do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG). Professor Adjunto da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, trabalhando no Serviço de Hepatologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Hepatologia; Membro do Corpo Editorial e Revisor dos periódicos European Journal of Gastroenterology and Hepatology, BMJ Case Reports e Revista Panamazonica de Saúde. Atua na área de Medicina Interna, com interesse na Gastroenterologia e Hepatologia, com ênfase principalmente nas seguintes sub-áreas: Hepatites virais, co-infecção pelos vírus da hepatite C (HCV) e da hepatite B (HBV) e o vírus da imunodeficiência humana (HIV), hipertensão porta e tratamento da hepatite C. Participou ativamente do atendimento médico as vítimas do acidente radioativo de Goiânia, com inúmeras publicações exclusivas nesta particular área do conhecimento médico.

Foto do professor César Villela

César Villela

Professor

Coordenador da Emergência do Hospital Samaritano Botafogo RJ Residência Pneumologia - UFF TE-AMIB

Foto do professor Claudio Benchimol

Claudio Benchimol

Professor

Foto do professor Fabio Miranda

Fabio Miranda

Professor

Foto do professor Felipe Saddy

Felipe Saddy

Professor

Mestre e Doutor em Pneumologia, UFRJ / Coordenador UTI Ventilatória H. Copa D'Or / Coordenador da rotina do CTI H. Pró Cardíaco

Foto do professor Fernando Pires Vaz

Fernando Pires Vaz

Professor

Graduou-se em Medicina em 1967, pela Escola de Medicina e Cirurgia, atual Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e seguiu a especialidade de Urologia. Realizou residência médica em Boston, Massachuttes, entre 1969 e 1974. Especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia e pelo Conselho Federal de Medicina. Em julho de 1973, foi escolhido responsável pelo Serviço de Urologia do Hospital dos Veteranos de Chelsea, sob a supervisão do corpo clínico da Lahey Clinic, do New England Deaconess e da Tufts University. Participou ativamente do programa de transplantes renais, fazendo parte do time cirúrgico, e foi, durante esse ano, responsável pelos pareceres do Serviço de Urologia. Resolvendo voltar ao Brasil, submeteu-se e foi aprovado na prova do “American Board of Urology”. Foi agraciado com o Physiscians Award (1974), pela American Medical Association, como prêmio pelo grande número de horas dedicadas ao aperfeiçoamento profissional. Atuou como médico do Hospital Souza Aguiar entre 1974-1976 e como Chefe do Serviço de Urologia do Hospital dos Servidores do Estado (HSE RJ), instituição onde atua desde 1974. Diretor de duas clínicas privadas de Urologia, além de urologista do Hospital Samaritano e responsável por equipes urológicas dos Hospitais Copa D’or, Barra D’or e da Casa de Saúde Santa Lúcia. Autor de vários capítulos de livros de sua especialidade assim como de outras temáticas. Também foi responsável pela formação de mais de 40 residentes de Urologia espalhados por todo o Brasil. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), de onde foi Diretor Técnico de departamentos e Membro da comissão de ética. Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões; Titular da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, da American Urological Association e do American Colege of Surgeons. Sócio Fundador e Membro do Conselho Técnico da “Urotech”. Na ocasião de sua candidatura da Membro Titular na Academia Nacional de Medicina, apresentou memória intitulada “Tratamento Cirúrgico do Carcinoma Localizado na Próstata”.

Foto do professor Francisco Sampaio

Francisco Sampaio

Professor

Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1983), Mestrado em Ciências Morfológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (1989). Foi eleito membro Titular da Academia Nacional de Medicina em 19/08/1999, com apenas 15 anos de formado. Seu antecessor foi o Acadêmico José Maria Pinto Barcellos. Apresentou à Academia Nacional de Medicina a Monografia “Modificações Morfológicas e Bioquímicas do Gubernáculo durante a Migração do Testículo em Fetos Humanos”. Pratica Urologia e possui Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia / Associação Médica Brasileira, por concurso de Provas e Títulos, desde 1987. É Pesquisador 1A do CNPq (desde 1986, sem interrupção) e Cientista de Nosso Estado da FAPERJ. Criou e coordena o Programa de Pós-Graduação em Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ (Fisiopatologia e Ciências Cirúrgicas – www.fisiocirurgiauerj.org), nota 5 da CAPES, e que representa uma integração excelente e profícua entre a Pesquisa Básica e várias Especialidades Cirúrgicas da UERJ, o que veio responder a um anseio antigo da comunidade acadêmica do Estado do Rio de Janeiro.

Foto do professor Glaciomar Machado

Glaciomar Machado

Professor

Graduou-se na então Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro em 1966, onde ocupou a posição de Professor de Gastroenterologia e Chefe do Departamento de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva do Hospital Universitário. Visiting Professor das Universidades de Oslo, Miami e Southern California. Fundador e Chefe do Serviço de Endoscopia Digestiva Nair Machado, Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro. Doutor em Medicina pela Universidade de Bristol, Inglaterra. Membro Titular da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, da Sociedade de Gastroenterologia do Rio de Janeiro, da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, da Sociedade Brasileira de Endoscopia Peroral, da Sociedade Brasileira de Hepatologia e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. No exterior, participa de Sociedades na Colômbia, Equador, Peru, Argentina, Bolívia, Cuba, Itália, Uruguai e Estados Unidos (ASGE). Entre 1998 e 2002, foi Presidente da Organização Mundial de Endoscopia Digestiva. Homenageado com a criação da Associação dos Ex-Alunos e Estagiários do Professor Glaciomar Machado em 1988. Cidadão Honorário de Juiz de Fora, 1981 e de Bicas, MG, 1986. Medalhas Santos Dumont-Grau Ouro, 1986 e Inconfidência, 1994, pelo Governo de Minas Gerais; Colar do Mérito Judiciário, 2007, pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro; Medalha do Mérito Pedro Ernesto e Cidadão Benemérito do Município do Rio de Janeiro, 2015. Proferiu a Conferência Magna (Schindler Memorial Lecture) do X Congresso Mundial de Gastroenterologia, Los Angeles, 1994. Recebeu cinco prêmios de “Melhor Trabalho Científico do Ano” da Sociedade de Gastroenterologia do Rio de Janeiro e “Prêmio Nacional de Gastroenterologia” da Federação Brasileira de Gastroenterologia. Possui cerca de 180 artigos publicados em Português, 70 em Inglês, cinco livros (um em espanhol), 50 capítulos em livros (Português, Inglês, Espanhol e Alemão) e mais de 80 programas audiovisuais de ensino.

Foto do professor José Galvão-Alves

José Galvão-Alves

Professor

Possui graduação em Clínica Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1976), especialização em Gastroenterologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(1980), mestrado em Gastroenterologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(1982), doutorado em Medicina (Gastroenterologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais(2004) e residencia-medicapela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1978). Atualmente é Chefe da 18ª enfermaria da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, Diretor de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, Coordenador Geral da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, Chefe do Ambulatório da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, professor titular do Fundação Técnico Educacional Souza Marques, professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões., Membro da Câmara técnica de clínica Médica da CREMERJ, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Hepatologia, Membro Correspondente da Academia Cearense de Medicina, Membro Titular da Cadeira Nº51 da Academia Nacional de Medicina, Membro titular da Academia Latino-Americana de Nutrologia, Membro do Conselho Superior da Sociedade de Medicina e Cirurgia, Membro de corpo editorial da Jornal Brasileiro de Medicina, Membro de corpo editorial da Jornal Brasileiro de Gastroenterologia, Membro de corpo editorial da GED. Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva, Membro Titular da Academia Brasileira de Medicina de Reabilitação, Presidente da Sociedade Brasileira do Pâncreas, 1º Vice-Presidente da Academia Nacional de Medicina, Docente do Curso de Medicina da Universidade Estácio de Sá, Responsável pela disciplina de Propedêutica da Universidade Estácio de Sá, Responsável pela disciplina de Gastro da Universidade Estácio de Sá e Membro de corpo editorial da Anais da Academia Nacional de Medicina. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica.

Foto do professor José Manoel Jansen

José Manoel Jansen

Professor

Graduou-se em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1966). Mestrado em Medicina (Pneumologia), pela Universidade Federal Fluminense (1977) e Doutorado em Pneumologia, Escola Paulista de Medicina (1983). Realizou residência médica na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1968) e possui Especializações em Pneumologia pela Université de Nancy I (1979) e em fisiopatologia respiratória pela Université de Nancy I (1979). Curso de pós-graduação em Clínica Médica, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1968). Professor Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Universidade Federal Fluminense. Livre-docente de Pneumologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor do curso de Mestrado em Pneumologia da UFF e do curso de Mestrado do ITP, da UFRJ. Coordenador do curso de Especialização em Pneumologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Disciplina de Pneumologia. Coordenador do Centro de Referência de Pneumopatias Ocupacionais e do Serviço de Pneumologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto, onde foi, por duas vezes, Diretor da Divisão de Serviços Médicos Gerais. Perito do Ministério da Saúde e colaborador da Secretaria de Estado de Saúde. Pesquisador do CNPq e da CEME e Assessor Técnico-Científico da FAPERJ. É Membro de várias sociedades científicas, entre as quais, Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro; Associação Nacional de Médicos Residentes; Associação Brasileira de Educação Médica; Societé Europeéne de Physiopathologie Respiratoire e da Associação Ítalo-Latino-Americana de Pneumologia e Alergia Respiratória; das Sociedades Fluminense e do Estado do Rio de Janeiro de Tisiologia e Pneumologia; da Sociedade de Médicos pelo Meio Ambiente. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pneumologia. Recebeu o Prêmio “Pulmão de Ouro”, pelo Melhor Trabalho Publicado no Jornal de Pneumologia (1988); Diploma de Honra ao Mérito, pela Editora Cultura Médica (1990); Prêmio Smith-Kline (1991 e 1993); Prêmio Moysés Feldman (1993); Diploma de 25 Anos de Exercício do Magistério, UERJ (1993) e Diploma de Mérito da UERJ por 25 anos de Serviços Prestados (1994).

Foto do professor José Roberto Jardim

José Roberto Jardim

Professor

Professor Sênior de Pneumologia da Escola Paulista de Medicina e Diretor do Centro de Reabilitação Pulmonar da Pneumologia da Escola Paulista de Medicina.

Foto do professor Luciano César Azevedo

Luciano César Azevedo

Professor

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (1996), residência médica em clínica médica e medicina intensiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1997-1999), doutorado em Medicina pela Universidade de São Paulo (2004) e pós-doutorado pelo Instituto Nacional de Câncer (2013). Atualmente é professor livre-docente da Disciplina de Emergências Clínicas da USP, superintendente de ensino no Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa. É membro do comitê executivo da Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva (BRICNet) e Presidente (2016-2019) do Instituto Latino-Americano de Sepse. É coordenador da pós-graduação lato-sensu em medicina intensiva do Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa e orientador da pós-graduação senso strictu do Hospital Sirio-Libanes e da FMUSP.

Foto do professor Marcelo Montera

Marcelo Montera

Professor

Foto do professor Mauricio Younes

Mauricio Younes

Professor

Foto do professor Omar Lupi

Omar Lupi

Professor

Graduou-se em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 1990). Possui Mestrado em Medicina (Dermatologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1995), Doutorado em Medicina (Dermatologia), pela mesma universidade (1998) e pela University of Texas Medical Branch (Galveston/TX entre 2001 e 2002). É Professor Livre-Docente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) desde 2004. Professor Adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Pesquisador Colaborador do BioVasc da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Docente Permanente do Curso de Pós-Graduação em Clínica Médica da UFRJ, e Professor Titular do Curso de Pós-graduação Médica do Instituto Carlos Chagas, sendo Chefe do Serviço de Dermatologia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro (PGRJ). Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) no biênio 2009-2010, após ocupar diversos cargos em sua estrutura societária. É membro do corpo editorial e parecerista (peer reviewer) de diversos periódicos nacionais e estrangeiros, com destaque para o International Journal of Dermatology, Anais Brasileiros de Dermatologia, Mycoses (Berlin), Clinical and Experimental Dermatology e o Journal of the American Academy of Dermatology. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Dermatologia, com atuação nas seguintes áreas: herpes simples, câncer cutâneo, infecção por herpesvirus, dengue, viroses hemorrágicas, dermatovirologia, microcirculação cutânea e doenças relacionadas às conformações protéicas. Em 2007 foi agraciado com o Members Making a Difference, do American Academy of Dermatology. Também foi reconhecido pelo trabalho em Síndrome de Gorlin-Goltz, pelo Colégio Ibero-latino-americano de Dermatologia (CILAD), e durante o XI World Congress of Dermatology, International Society Scholarship. O Acadêmico tem mais de 80 trabalhos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Foi Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), entre 2007 e 2008. Delegado representante do Brasil na International League of Dermatological Societies (ILDS) entre abril de 2007 e outubro de 2011. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa com Células-Tronco e Engenharia Tecidual, entre janeiro de 2008 a dezembro de 2009. Foi ainda Presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), entre janeiro de 2009 a dezembro de 2010 e Membro do History Comittee da American Academy of Dermatology (AAD), entre novembro de 2004 e julho de 2009. Acadêmico Titular da Academia Fluminense de Medicina, a partir de setembro de 2007.

Foto do professor Ricardo Novis

Ricardo Novis

Professor

Professor de Neurologia da Escola Médica de Pós Graduação da PUC-Rio; Membro titular da Academia Brasileira de Neurologia;

Foto do professor Wille Oigman

Wille Oigman

Professor