Imagem curso de Curso de Emergências Médicas - Ginecologia e Obstetrícia

Curso de Emergências Médicas - Ginecologia e Obstetrícia

Aprenda sobre os principais temas de Emergências Clínicas com nomes referências da medicina do Brasil. A Academia Nacional de Medicina, em conjunto com o Jaleko e dasa.educa, apresenta um curso completamente gratuito com aulas e LIVEs interativas com os professores. Nesse quarto módulo, abordaremos as emergências de Ginecologia e Obstetrícia. Ao completar 75% do curso, você poderá emitir um certificado de participação outorgado pela Academia Nacional de Medicina. Todo domingo às 10h30 da manhã, divulgamos uma nova aula e teremos uma LIVE de perguntas e respostas com os professores. Aproveite!

Ir para o curso

0

Videos

0h 0m

Tempo Total de Curso

Coordenador

Foto do professor Jorge Fonte de Rezende Filho

Jorge Fonte de Rezende Filho

Coordenador

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984). Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990-1992). Mestrado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Doutorado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). MBA em Saúde pela COPPEAD-UFRJ (2000). Livre-Docência em Clínica Obstétrica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2002). Professor-Titular e Chefe do Departamento de Tocoginecologia da Escola de Medicina da Fundação Tecnico-Educacional Souza Marques (2006). Professor-Titular de Obstetrícia da Escola de Pós-Graduação Médica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010). Professor-Titular do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Membro Titular da Academia Nacional de Medicina (2017). Diretor da Maternidade Escola da UFRJ (2018). Autor das obras Rezende-Obstetrícia e Rezende-Obstetrícia Fundamental.

Professores

Foto do professor Anderson Borovac-Pinheiro

Anderson Borovac-Pinheiro

Professor

Graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Especialização em Pré Natal de Alto Risco. Fellowship/ Pós-Doutorado em Global Health / Saúde Pública e hemorragia pós parto pelo Massachusetts General Hospital em Harvard Univertsity ( Boston – EUA). Habilitação em avaliação pré-natal de Alto Risco. Mestre em Ginecologia e Obstetrícia e Doutor em Hemorragia pós parto pela UNICAMP.

Foto do professor Antônio Braga

Antônio Braga

Professor

Antônio Braga graduou-se em Medicina (2004), especializou-se em Ginecologia e Obstetrícia (2005-2006) com título de especialista conferido pela FEBRASGO / AMB, sendo plasmado Obstetra pelo Professor Jorge de Rezende e Professor Paulo Belfort. Possui Mestrado em Obstetrícia (2007), Doutorado em Obstetrícia (2009), dois Pós-Doutorados (o primeiro pelo Departamento de Ginecologia e Obstetrícia entre 2010-2012, e o segundo pelo Programa de Pós-Graduação em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia entre 2012-2015) e sua Livre Docência em Obstetrícia (2016). Professa o Magistério Superior na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde é Professor de Obstetrícia, e Coordenador da Linha de Cuidado da Mulher com Doença Trofoblástica Gestacional, tanto na Maternidade Escola da UFRJ, quanto no Hospital Universitário Antonio Pedro da UFF.

Foto do professor Felipe Favorette

Felipe Favorette

Professor

Médico Assistente do Departamento de Obstetrícia da UNIFSP (Escola Paulista de Medicina). Atua na Linha de Cardiopatias na Gravidez, área onde fez Mestrado; Doutorado em andamento. Médico Materno Infantil do Hospital Israelita Albert Einstein. Mestre pelo Departamento de Obstetrícia da Escola Paulista de Medicina. Instrutor de Urgências Obstétricas da SOGESP e da Estratégia Zero Morte Materna OPAS/OMS.

Foto do professor José Galvão-Alves

José Galvão-Alves

Professor

Possui graduação em Clínica Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1976), especialização em Gastroenterologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(1980), mestrado em Gastroenterologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(1982), doutorado em Medicina (Gastroenterologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais(2004) e residencia-medicapela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1978). Atualmente é Chefe da 18ª enfermaria da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, Diretor de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, Coordenador Geral da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, Chefe do Ambulatório da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, professor titular do Fundação Técnico Educacional Souza Marques, professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões., Membro da Câmara técnica de clínica Médica da CREMERJ, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Hepatologia, Membro Correspondente da Academia Cearense de Medicina, Membro Titular da Cadeira Nº51 da Academia Nacional de Medicina, Membro titular da Academia Latino-Americana de Nutrologia, Membro do Conselho Superior da Sociedade de Medicina e Cirurgia, Membro de corpo editorial da Jornal Brasileiro de Medicina, Membro de corpo editorial da Jornal Brasileiro de Gastroenterologia, Membro de corpo editorial da GED. Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva, Membro Titular da Academia Brasileira de Medicina de Reabilitação, Presidente da Sociedade Brasileira do Pâncreas, 1º Vice-Presidente da Academia Nacional de Medicina, Docente do Curso de Medicina da Universidade Estácio de Sá, Responsável pela disciplina de Propedêutica da Universidade Estácio de Sá, Responsável pela disciplina de Gastro da Universidade Estácio de Sá e Membro de corpo editorial da Anais da Academia Nacional de Medicina. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica.

Foto do professor Marcos Nakamura

Marcos Nakamura

Professor

Médico do Instituto Nacional de Saúde da Mulher e da Criança Fernandes Figueira (FIOCRUZ). Doutor em Epidemiologia (ENSP/FIOCRUZ). Presidente da Comissão Nacional Especializada de Mortalidade Materna da FEBRASGO. Integrante da Coordenação Nacional da Pesquisa Nascer no Brasil (FIOCRUZ), do Grupo Brasileiro para estudos de COVID-19 e Gestação e do Programa Jovens Lideranças Médicas da ANM. Editor Associado do tratado Rezende Obstetrícia 14a edição.

Foto do professor Olímpio Moraes

Olímpio Moraes

Professor

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1986), mestrado em Tocoginecologia pela Universidade de Pernambuco (1996) e doutorado em Tocoginecologia pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Ex-presidente da Comissão de Abortamento, Parto e Puerpério da FEBRASGO, ex-vice-presidente da Febrasgo Nordeste, Conselheiro do CREMEPE, Membro da Câmara Técnica de Ginecologia e Obstetrícia do Conselho Federal de Medicina, Professor Adjunto de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco e Gestor Executivo do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Tocoginecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: gravidez de alto risco, direitos sexuais e reprodutivos, indução do parto e via de parto.

Foto do professor Roney Signorini

Roney Signorini

Professor

Doutor em Ciências Médicas pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo, graduado em Medicina (2000) e Residência em Ginecologia e Obstetrícia (2004) também pela EPM-UNIFESP. Atualmente é Médico do Departamento de Obstetrícia e da Disciplina de Ginecologia Oncológica da EPM-UNIFESP. Tem experiência na área de Ginecologia Oncológica e Genitoscopia. Possui pós-graduação em Gestão Pública em Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Desde 2011, atua como Diretor Técnico do Núcleo de Oncologia Cirúrgica do Centro de Referência da Saúde da Mulher - Hospital Pérola Byington, onde foi Presidente da Comissão de Ética Médica (2017-2018).

Foto do professor Rossano Fiorelli

Rossano Fiorelli

Professor

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professor Titular do Departamento de Cirurgia Geral e Especializada e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Medicina da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Coordenador da Residência Médica do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle. Subsecretário de Educação e Inovação em Saúde da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro. Membro Titular da cadeira 21 da Academia Nacional de Medicina. Possui interesse nas áreas de Trauma, Cirurgia Torácica Videoassistida, Cirurgia da Tireoide, Telemedicina e Processos Avaliativos.

Foto do professor Samira Haddad

Samira Haddad

Professor

Médica obstetra. Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado em Tocoginecologia pela UNICAMP. Especialização em Terapia Intensiva de Adultos pelo HI Albert Einstein. Instrutora do Curso de Urgências Obstétricas da SOGESP. Professora de Práticas Médicas da Faculdade de Medicina do Guarujá (UNOESTE).

Foto do professor Sue Yazaki Sun

Sue Yazaki Sun

Professor

Professora adjunta do Departamento de Obstetrícia da UNIFESP Coordenadora do Centro de Referência em Doença Trofoblástica Gestacional do Hospital São Paulo Presidente da Associação Brasileira de Doença Trofoblástica Gestacional do Hospital São Paulo (2021) Membro da CNE em Doença Trofoblástica Gestacional da FEBRASGO

Foto do professor Walter Palis

Walter Palis

Professor

Formado em Medicina pela Universidade Gama Filho, em 1982, Walter Palis Ventura especializou-se em Ginecologia e Obstetrícia, área em que atua até os dias atuais. Exerce a Medicina no serviço público, privado e também como docente. Desde 2001, é professor-chefe da disciplina de Ginecologia e vice chefe do departamento de Tocoginecologia da Escola de Medicina Souza Marques. Fez carreira militar no Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, onde teve a oportunidade de cursar MBA em Gestão Estratégica em Saúde. De 2018 a 2019, coordenou a Comissão de Ética Médica do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj). No ano seguinte, assumiu a presidência do Cremerj, na gestão 2020/2021. Também é membro da Câmara Técnica de Ginecologia e Obstetrícia do Conselho Federal de Medicina (CFM). Em 2021, foi condecorado com a Medalha da Ordem do Mérito Médico, concedida por decreto presidencial, em reconhecimento aos trabalhos prestados à saúde pública brasileira.

Foto do professor Yara Furtado

Yara Furtado

Professor

Professora Adjunta nível 3 da disciplina de Ginecologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) (posse em 2010) e Professora Adjunta nível 1 da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tendo tomado posse em 23 de fevereiro de 2015. Coordenadora da Disciplina de Ginecologia da Faculdade de Medicina da UFRJ. Chefe do Ambulatório de Patologia Cervical do Instituto de Ginecologia da UFRJ e dos Ambulatórios de Patologia Cervical e Patologia Vulvar do Hospital Universitário Gaffree e Guinle. Possui doutorado em Ciências Cirúrgicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2013) e Mestrado em Cirurgia Geral (área de concentração ginecologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2007). Compõe o quadro de professores permanentes do mestrado profissionalizante em AIDS da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Comissão de revisão dos projetos de conclusão de curso da UNIRIO. Trabalhos de Conclusão de Curso em andamento na UNIRIO. Presidente da Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia (ABPTGIC) capítulo Rio de Janeiro, membro da diretoria (secretária adjunto) da Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior, membro da Comissão Nacional Especializada do Trato Genital Inferior da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), Membro da Diretoria da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro (SGORJ).