Semiologia do Abdome

Agora que o paciente deitou na sua maca, você tem que saber examinar. O exame físico do abdome é um dos mais ricos da semiologia.

Usando só as mãos você tem o poder de diagnosticar e até indicar tratamentos clínicos e cirúrgicos de urgência. Mas não adianta examinar de qualquer jeito.

A técnica correta faz toda a diferença. O curso de Semiologia do Abdome vai te ensinar como fazer e interpretar a ectoscopia, palpação, ausculta e muito mais sobre o abdome.

Ir para o curso

0

Videos

0h 0m

Tempo Total de Curso

0

Resumos

Sobre o Curso

Material Extra

Ementa

Coordenador

Foto do professor Lucas R. Campos

Lucas R. Campos

Coordenador

Graduado em Medicina pela Universidade Estácio de Sá - UNESA 1º lugar carioca e 2º lugar brasileiro de oratória (ToastMasters) Diretor de Conteúdo (Jaleko) Analista de Educação Continuada (grupo VitaPart) Plantonista em centro de Hemoterapia - Hematologistas Associados

Professores

Foto do professor Octavio Drummond Guina

Octavio Drummond Guina

Professor

Graduação em medicina pela Universidade Severino Sombra - USSResidência médica em Clínica médica pelo Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI)Residência médica em Cardiologia pelo Instituto Nacional de Cardiologia - INCProfessor Assistente da disciplina de Clínica Médica/Propedêutica da Universidade Estácio de Sá (RJ)Preceptor da residência médica de Clínica Médica e Internato do HGNI

Resumos do curso

Palpação renal

Ausculta

Palpação

Inspeção

Percussão

Exame da ascite

Exame do fígado e das vias biliares

Percussão do abdome

Referencias do curso

ROCCO, Semiologia Médica

Ver online

PORTO, Semiologia Médica

Ver online

BATES, Propedêutica Médica

Ver online

MCGEE, Evidence Based Physical Diagnosis

Ver online