Mulher, 40 anos, obesa e diabética, com dislipidemia, é levada ao Serviço de Emergência com intensa dispineia logo após longa viagem de avião. Além dessa viagem, o outro fator de risco mais importante na história clínica que sugera a hipótese de tromboembolismo pulmonar é:
Comentário
A TVP tem como sua causa fatores relacionados a tríade de Virchow, representada por Estase, Lesão vascular endotelial e Hipercoagulabilidade. Inúmeros fatores de risco são conhecidos, sendo a maioria deles ligados a imobilização ou hipercoagulabilidade. Os fatores de risco mais importantes são divididos pelo seu grau:
- Fatores de alto risco: Intervenções ortopédicas(principalmente de quadril e joelho), neurocirurgias, grandes cirurgias de politrauma, cirurgias vasculares, cateter venoso central, câncer metastatico.
- Fatores de risco moderado: SAAF, puerpério, longos períodos acamados, câncer não metastático-Fatores de risco médio: gravidez, contraceptivos orais, reposição hormonal, obesidade e viagens de longa distância. Mulher em idade fértil não é um Fator de risco para TVP, somente se na anamnese houver uso de ACO. DM(risco de 1,4x) e dislipidemia(risco de 1,2x)apesar de serem considerados fatores de risco leves segundo meta-análise de fatores de risco cardiovasculares para TVP, obesidade (risco de 2,3x) é o maior fator de risco cardiovascular para TVP. Referência: Overview of the causes of venous thrombosis, Uptodate 2011 HARRISON ?S Principles Of internal Medicine 17edition, pag:731-732 1281